segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

[Filme] Wolf of Wall Street (2014)


Bebam café. Repitam o processo mais três vezes. Agora metam o dobro do açúcar e experimentem ouvir a música mais épica que conhecem (Aqui entre nós, o protagonista consome muitas drogas mas o blog não apoia esse tipo de comportamento. Contudo, o efeito é mesmo esse. Altas doses de cocaína e heroína). Repitam o processo mais duas vezes até cair para o lado. "Wolf of Wall Street" é isto e muito mais. O filme não pára. Não tem pausas. Um único momento morto. Está em constante movimento. Até os figurantes dão o litro.... É impressionante.

Muitas das cenas são over the top, passam o limite do razoável mas nunca perdem o tino do enredo. E surpreendementemente, nós queremos mais. Queremos mais excessos e mais rebeldia do Jordan Belfort. Cada discurso equivale a uma dose de adrenalina. E só temos de agradecer a Leonardo DiCaprio por ter feito um trabalho tão bom. Até fico a pensar como é que ele aguentava este ritmo diariamente durante as gravações do filme.


Mas falemos do filme. Jordan Belfort é um corrector da bolsa que se perde no mundo dos negócios devido à vida extravagante que leva. Drogas, sexo, esbanjar dinheiro sem dar por isso - o típico Sonho Americano. Num minuto está numa reunião importante e noutro está a apanhar uma moca com valliums. Sinceramente nem sei como é que este tipo está vivo. (Sim, isto é baseado numa história verídica).
Sem querer contar mais sobre o enredo, porque o filme é um ciclo, Jordan cria um império à custa dos outros. E eventualmente as coisas começam a tornar-se demasiado pomposas, sempre com mais luxúria e problemas à mistura. Jordan torna-se no Lobo de Wall Street, uma criatura que não olha a meios para atingir os fins mas que, surpreendemente, é adorado por todos que trabalham na sua firma. Desculpem mas aquilo não é uma firma... É um autêntico circo sem regras que enriquece através da venda de acções.


Não se enganem. DiCaprio não carrega o filme às costas. Jonah Hill, Matthew MaConaughey e Margot Robbie juntam-se à festa e criam um ambiente de folia digno de uma bad trip. É capaz de ser o filme mais divertido da carreira destes nomes. Nem parece que o filme foi realizado por um Senhor com 71 anos. É mesmo díficil de acreditar porque a acção parece ser retirada de um sonho depravado de um adolescente. Os diálogos estão geniais e não têm medo de usar palavras feias, a música actua como uma autêntica bebida energética e impede que o espectador se atreva a desviar o olhar do ecrã. Para além disto, o personagem de Dicaprio quebra constantemente a fourth wall (a barreira entre o personagem e o espectador, um pouco como Deadpool faz nas B.D's) e proporciona-nos momentos inteligentes, onde o próprio questiona a sanidade mental de Jordan.

"Wolf of Wall Street" é um filme cru e hilariante. Os diálogos abusam do uso da palavra fuck, os planos são atrevidos e sensuais, o filme tá carregado de nudez e cenas controversas mas é a a viagem mais alucinante de DiCaprio desde "Catch me if you Can" que eleva a acção. Podemos comparar facilmente esta película ao intemporal "Goodfellas" do mesmo realizador e isso é o maior elogio que podemos dar este festival de luxo.

Este filme merece um brinde e um espaço na vossa estante.

9,5/10



2 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo, acima de tudo um filme que dá um enorme gozo a ver.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário Gustavo. Cumprimentos!

    ResponderEliminar