quarta-feira, 16 de outubro de 2013

[Filme] O capítulo final de Kubrick - Eyes Wide Shut [1999]

1999 é um ano importante para o cinema. Infelizmente, marcado de forma negativa. É no último ano dessa década de 90 que morre um dos maiores génios do cinema, o americano Stanley Kubrick. Mas não é disso que venho falar. 
O que me traz aqui é, precisamente, a última obra de Kubrick: "Eyes Wide Shut".



"Eyes Wide Shut" transporta para o grande ecrã o, então casal, Tom Cruise e Nicole Kidman. 
Alice (Nicole Kidman) é uma esposa que confessa ao Dr. William Harford (Tom Cruise), o marido, os seus desejos sexuais. Este, após saber das intenções e fantasias sexuais da sua mulher com outros homens, navega na sua própria aventura pelo mundo erótico, onde acaba por se envolver no inesperado. Entre uma orgia secreta e um suposto homicídio, mais estranhos acasos continuam a acontecer.
Todos estes sucessivos acontecimentos vão deixar o médico Harford uma pessoa completamente diferente. Afinal, quem não ficaria? Todo um casamento é modificado após uma confissão, que facilmente podia acontecer em qualquer relação nossa conhecida. É também este um dos pontos principais do filme, a forte ligação com a realidade. É o simples confessar da mulher que leva o homem a descobrir um mundo completamente novo, que talvez estivesse oprimido até aí, não por não querer ou não ter vontade de descobrir, mas porque consegue, de certo modo, realizar as suas fantasias com a mulher ou tem medo do fim do relacionamento.

"De olhos bem fechados" (tradução portuguesa) deixa-nos com algumas dúvidas sobre o que realmente aconteceu mas com a sensação de que não se podia pedir muito mais. Não sendo uma obra-prima é um filme muito bem conseguido. Uma apaixonante viagem de imagens expressivas envoltas num mistério incrível. 
Um fantástico ensaio psico-sexual sobre as relações humanas. Kubrick, como se esperava, a fechar em grande. 

Sem comentários:

Enviar um comentário